Se me perguntarem quando é que acho que o mundo será melhor direi:
Quando soubermos cuidar das crianças.
Quando lhes dermos atenção e respeitarmos os seus interesses.
Quando as amarmos verdadeiramente em vez de as querermos moldar ao que gostaríamos que fossem.
Quando lhes soubermos ensinar que o respeito ao próximo implica trata-lo bem, com educação mesmo que não seja uma pessoa que gostamos.
Quando colocarmos os verdadeiros interesses da criança acima das disputas conjugais.
Quando soubermos que tudo o que dizemos e fazemos tem impacto no desenvolvimento e construção da sua personalidade.
Quando em vez de lhes dizermos que mentir é feio, começarmos a ser exemplo de honestidade.
Quando não tivermos medo de ensinar limites com amor.
Quando lhes ensinarmos que é mais importante ser feliz do que ser o melhor.
Quando as fizermos entender que a cooperação é melhor que a crítica.
Quando deixarmos de olhar para as crianças de cima para baixo, mas nos soubermos colocar ao seu nível e entender o que elas vêem.
Quando as incentivarmos a ouvir os mais velhos, mas a procurarem aprender por elas também, para que saibam pensar por si.
Quando entendermos que as crianças são já tão elas próprias, que desvia-las do que são, as fará levar anos de vida a tentar recuperar o que sempre foram.
Abraço
Raquel Ferreira Santos, Psicóloga & Consultora
Vivo dias assim…aprendendo a cuidar das crianças… minha filha já há seis anos…mas, agora, ainda mais, pois a chegada de um pequenino, deixou-a ‘meio insegura’…cuidar dos dois é uma arte diária…neste momento Emmanuel acabou de mamar e dorme angelicalmente no carrinho ao meu lado no escritório de trabalho…há duas horas eu estava na escola para participara da apresentação da Sofia em homenagem a o dia dos pais… penso em milhões de crianças mundo afora que não tem esse cuidado…entre elas, estão alguns de meus/minhas alunos/as…
GostarLiked by 1 person
Obrigada pelo seu testemunho! Fico sempre feliz quando sei que pais cuidam dos seus filhos com amor e dedicação. E que têm atenção aos momentos em que devem reforçar a atenção. Consciência parental é tudo! Parabéns super pai!
GostarGostar
É difícil dar atenção que ela precisa se vive com medo de perder seu emprego e não conseguir pagar sua casa ou comida. Logo você acaba muito tempo fora afim de “manter-se útil” aos olhos do seu empregador.
E esse mesmo medo nos leva a ignorarmos seus interesses, ensinando-a o que achamos “útil” para torna-la “apta” a ganhar seu próprio dinheiro o quanto antes.
E ensinados a buscar dinheiro sempre, elas passam a tratar os outros de acordo com seu salário ou seu status financeiro.
E focados em não perder nosso status financeiro, descuidamos de nossas relações, rompemos e, movidos pela raiva que vem da dor não devidamente trabalhada, brigamos com quem antes amávamos, ignorando o sofrimento extra que isso pode causar em nossos filhos.
Realmente tudo o que dizemos e fazemos tem impacto no desenvolvimento e construção da personalidade de nossas crianças…
Seu texto é muito bom e levanta várias questões como as que colocamos acima. É algo para pensar.
GostarLiked by 1 person
Nosso Primeiro Milhão, sempre com reflexões importantes e pertinentes. Obrigada por deixar aqui escrito para que todas as pessoas possam ler e refletir. Abraço
GostarLiked by 1 person