E se uma andorinha fizer a primavera?

Não sei se vos é familiar a sensação de acordar com um pensamento? Acontece-me com alguma frequência, normalmente deixo-o ocupar a parte do cérebro que não está a coordenar o espreguiçar. Se for um pensamento que me entusiasma, normalmente reaparece ao longo do dia. Como se cada estímulo estivesse envolto no raciocínio que sustém o…

Seremos Filhos da Impaciência?

Seremos filhos da impaciência? Ainda na barriga da mãe, perguntam o sexo do bebé, a data prevista do parto. Depois anseia-se pelo dia do nascimento para conhecer o recém nascido, navega-se na fantasia da primeira palavra e dos primeiros passos, do que vai ser quando for grande. Esta impaciência pela obra acabada sem a consciência…

O que é o Human Design?

O Human Design fornece um mapa preciso que convida cada pessoa a experimentar viver de acordo com a sua singularidade e autêntico Self. O Sistema Human Design integra e sintetiza saberes das várias áreas como a Física Quântica, a Astronomia, a Genética, Bia Astrologia, o I’Ching, o Sistema de Chakras e a Árvore da Vida.…

Uma Árvore, nunca é só uma Árvore

No sábado, dinamizei o primeiro encontro catártico, onde explorámos várias formas de libertar emoções. Um dos exercícios foi escrever um conto. A sensação de estarem oito pessoas na mesma sala a escrever é brutalmente inspiradora. Este foi o conto que me surgiu. Nas últimas semanas, a minha cabeça tem repousado numa música de Rui Veloso…

Autoconhecimento – o que arde, cura.

No episódio #5 do podcast CUIDA-TE falei sobre a importância do autoconhecimento e sugeri um exercício com base em algumas perguntas. Sugiro que ouçam o episódio para ser mais fácil se entregarem às mesas. Boa viagem. Mais artigos sobre autoconhecimento

Notes to self – o notebook que criei a pensar em ti.

Tudo começa com um pequenina ideia e com a pergunta: e se? Este foi o meu primeiro “se” sem nenhuma rede. Notes to self – um notebook feito a pensar em ti. É um caderno sobre emoções, amor-próprio, autocuidado e escrita terapêutica. Não tem soluções milagrosas, nem promessas de que a tua vida vai passar…

O que podemos fazer para fortalecer os relacionamentos

As relações constroem-se diariamente. Por vezes esperamos que os grandes gestos as definam. São os pequenos detalhes que as alimentam. O que podemos fazer para fortalecer os relacionamentos? DEMONSTAR AFETO ESPONTANEAMENTE; PARTILHAR AS REFEIÇÕES SEM OLHAR PARA ECRÃS; CONVERSAR SOBRE UM FILME/LIVRO QUE AMBOS VIRAM/GOSTAM; FAZER EXERCÍCIO FÍSICO JUNTOS; ELOGIAR GENUINAMENTE O OUTRO; PARTILHAR A…

Mulheres que correm com os lobos

A intuição, a força, a criatividade, a beleza, a sensibilidade, a sinceridade, o lado selvagem. Sob o olhar da psicanalista Clarissa Estés, os contos populares, histórias e lendas de diversas culturas, que são apresentados e analisados ao longo do livro, resgatam o que de natural e instintivo existe nas mulheres. Um empoderamento baseado no reconhecimento…

Porque é difícil terminar relações tóxicas

Num post anterior escrevi sobre os sinais que podem indicar se está num relacionamento tóxico. O que acontece, com frequência, é que a pessoa já se apercebeu que está num relacionamento tóxico, mas ainda assim tem dificuldade em sair. É difícil terminar uma relação tóxica porque a longo prazo ela provoca danos na nossa personalidade.…

Como identificar relacionamentos tóxicos

Quando questionamos se estamos ou não num relacionamento tóxico, é porque sentimos que a relação acarreta uma carga emocional densa. Nem sempre é fácil fazer o distanciamento necessário para perceber as situações com clareza. Existem alguns sinais que nos ajudam a identificar relacionamentos tóxicos: Crítica Vive-se num ambiente de críticas constantes que invalidam emoções, comportamentos,…

Autoconhecimento – um sobe e desce de emoções

O processo de autoconhecimento não tem fim. Pelo caminho vamos ter de enfrentar os nossos demónios, admitir os nossos erros, assumir responsabilidades. Perdemos pessoas que amamos, mas que já não têm lugar na nossa vida. Vamos ter de fazer parte do percurso sozinhos. O nosso ego vai berrar por atenção, vamos querer ser reconhecidos, queremos…

A carregar…

Something went wrong. Please refresh the page and/or try again.