Quando questionamos se estamos ou não num relacionamento tóxico, é porque sentimos que a relação acarreta uma carga emocional densa. Nem sempre é fácil fazer o distanciamento necessário para perceber as situações com clareza.
Existem alguns sinais que nos ajudam a identificar relacionamentos tóxicos:
Crítica
Vive-se num ambiente de críticas constantes que invalidam emoções, comportamentos, decisões.
Controlo
Tentativa de controlar tudo o que o outro diz,
Manipulação da memória dos acontecimentos, que levam o outro a duvidar da sua Verdade.o que faz, o que veste e com quem está. As crises de ciúme são frequentes. Existem ameaças para terminar a relação.
Tratamento de silêncio
Ignorar a existência do outro, durante dias, semanas. Mesmo quando se vive em conjunto, a pessoa opta por não falar, por fingir que o outro não existe.
Cobrança
Tudo o que é feito é com o intuito de ser cobrado mais tarde.
Conflito
Sensação constante de se estar a “Caminhar sobre ovos”. Os conflitos surgem de repente, sem que se preveja quando e o motivo do conflito. Tudo o que se faz ou se diz, tem de ser pensado para não gerar um conflito. A culpa do que corre mal é sempre e só de uma das pessoas.
Dependência
Dependência Física, Emocional e/ou Financeira. Quando se mostra algum sinal de independência o outro faz tudo para que acredite que sozinha/o não é capaz de fazer nada.
Luta pelo poder
A Preocupação não é resolver o conflito, mas sim mostrar quem controla a relação.
Cada caso é único. Para uma ajuda especializada deve marcar consulta de psicologia.
Estavas desaparecida… que bom que voltastes…
GostarGostar