Ansiedade normal ou patológica?

A ansiedade normal surge como uma resposta a um estímulo que representa perigo ou ameaça. Como resposta a este estímulo (externo ou interno) activamos o sistema simpático fight or flight, responsável por organizar uma série de respostas adaptativas a este estímulo. Esta resposta prepara o corpo para agir ou para fugir. Como se trata de uma resposta fisiológica, podemos perceber a alteração do batimento cardíaco, da pressão arterial, da respiração e da tensão muscular.

A ansiedade normal é o que nos permite agir perante estas situações. É o que nos impulsiona para a acção se for usada da forma correta. Por exemplo se tiver um exame daqui a uma semana e ainda não tiver começado a estudar, é normal sentir-me ansioda. É essa ansiedade que me vai motivar a estudar. .

A ansiedade patológica manifesta-se sem que haja um estímulo, ou é desproporcional ao estímulo. Os principais sintomas da ansiedade, são sintomas físicos associados (palpitações, taquicardia, suores, tremores). Para que seja ansiedade patológica é preciso que se tenha manifestado nos últimos seis meses, durante a maior parte dos dias. Importante perceber que a ansiedade por vezes está associada a outras psicopatologias.

A ansiedade normal faz parte da nossa vida e podemos aprender a geri-la tal como explico neste artigo que escrevi há uns meses.

A ansiedade patológica carece de um acompanhamento por parte de um profissional da área da saúde mental, para que a pessoa tenha de novo qualidade de vida.

Abraço

Raquel Ferreira Santos, Psicóloga & Consultora

2 Replies to “Ansiedade normal ou patológica?”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s