A ansiedade normal surge como uma resposta a um estímulo que representa perigo ou ameaça. Como resposta a este estímulo (externo ou interno) activamos o sistema simpático fight or flight, responsável por organizar uma série de respostas adaptativas a este estímulo. Esta resposta prepara o corpo para agir ou para fugir. Como se trata de uma resposta fisiológica, podemos perceber a alteração do batimento cardíaco, da pressão arterial, da respiração e da tensão muscular.
A ansiedade normal é o que nos permite agir perante estas situações. É o que nos impulsiona para a acção se for usada da forma correta. Por exemplo se tiver um exame daqui a uma semana e ainda não tiver começado a estudar, é normal sentir-me ansioda. É essa ansiedade que me vai motivar a estudar. .
A ansiedade patológica manifesta-se sem que haja um estímulo, ou é desproporcional ao estímulo. Os principais sintomas da ansiedade, são sintomas físicos associados (palpitações, taquicardia, suores, tremores). Para que seja ansiedade patológica é preciso que se tenha manifestado nos últimos seis meses, durante a maior parte dos dias. Importante perceber que a ansiedade por vezes está associada a outras psicopatologias.
A ansiedade normal faz parte da nossa vida e podemos aprender a geri-la tal como explico neste artigo que escrevi há uns meses.
A ansiedade patológica carece de um acompanhamento por parte de um profissional da área da saúde mental, para que a pessoa tenha de novo qualidade de vida.
Abraço
Raquel Ferreira Santos, Psicóloga & Consultora
Obrigada minha querida pela intervenção profissional plena de saber mas também de aconchego porque acaricia o coração ! Beijo enorme.
GostarLiked by 1 person
Muito obrigada pelas suas palavras Beatriz. Abraço com carinho
GostarGostar