Histórias em lume brando – petiscos para amigas grávidas

Quando nos conhecemos éramos duas miúdas tontas, tínhamos os sonhos em construção, mas crenças inabaláveis típicas dos 18 anos, queríamos ser psicólogas, gostávamos de croissants de chocolate, adorávamos ir a pé para o chiado e entrámos na vida uma da outra de forma tão simples mas tão especial.

Tu stressavas com apresentações de grupo, enquanto eu as adorava. Eu pensava dentro da caixa, tu expandias horizontes. Nós riamos muito e entre cada partilha fomos crescendo, entre lisboa, cacilhas, londres e porto.

Passaram 12 anos sem que déssemos pelo voar tão veloz do tempo, olho-te sempre da mesma forma desde o primeiro dia, a admirar a tua genuinidade e a tua alegria. E hoje vens cá a casa para mostrares a barriguinha de grávida!

Era só um lanche com chá e scones, mas a conversa como sempre não tem fim, é hora de jantar e ao que parece o bebé tem gostos requintados.

Sai uma sopa de feijão com alho francês e uns petiscos para os não grávidos.

Sopa de feijão e alho francês

Ingredientes:

  • 1 Alho francês
  • 300 gr Feijão encarnado
  • 2 cenouras
  • 1 courgette pequena

Cortar o alho francês às rodelas e lavei-o bem, colocar numa panela e deixar alourar em azeite. Em seguida retirar o alho francês e colocar a cenoura e a courgette a cozer em lume brando. Acrescentar o feijão encarnado já cozido e passar a sopa para ficar um creme aveludado, depois acrescentar o alho francês e está pronta a servir.

Tomatada à moda da minha avó

Ingredientes

  • 4 tomates médios maduros
  • 2 dentes de alho
  • 4 ovos
  • sal e pimenta preta
  • azeite

Para ser à moda da minha avó tem de ser mesmo como ela fazia, por isso o primeiro passo e esmurrar os dentes de alho e colocá-los com casca e tudo a alourar numa frigideira com azeite, à medida que a casca se solta retirar. Cortar os tomates maduros em quadrados grosseiros e colocar na frigideira a cozinhar em lume brando, para que o tomate cozinhe lentamente, depois de estar já em polpa adicionar os ovos batidos e sal e pimenta, deixar cozinhar os ovos e pronto, sabores de infância à mesa.

Batata doce no forno 

Ingredientes:

  • 3 batata doce médias
  • sal, oregãos e pimenta
  • azeite

Não sou fã de batata doce, mas se forem feitas assim gosto muito. Basta fatiar as batatas em rodelas muito fininhas, temperá-las com sal e oregãos regar com um bocadinho de azeite, colocá-las no forno a 180ºC cerca de 10 min.

Espargos salteados 

Ingredientes:

  • espargos
  • 1 dente de alho
  • azeite
  • sal

Saltear o alho e os espargos em azeite, deixá-los a cozinhar em lume brando, pessoalmente gosto al dente. Retirar do lume, temperar com sal e acrescentar avelãs partidas.

Agora estou já a pensar que petiscos “o meu sobrinho” vai gostar!

Abraço do tamanho do mundo

Raquel Santos

instagram: @raquelfsantoss

2 Replies to “Histórias em lume brando – petiscos para amigas grávidas”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers gostam disto: