Tivesse eu uma cozinha assim deste tamanho, tivessem os meus amigos todas as noites livres e era sempre uma festa lá em casa.
A receita que vos trago hoje é o que gosto de chamar a minha sopa de conforto. Já tem muitas histórias associadas porque gosto mesmo de a fazer e de a partilhar, mas há duas histórias especiais com esta sopa que vos quero contar.
A primeira vez que a fiz foi para um grupo de pessoas muito especiais , SUrridentes, que me acolheram na “sua” casa de forma exímia, com todo o afeto e amor que podiam dar. Estava há uns meses a viver no Porto, a cidade que tinha escolhido para iniciar um novo projeto na minha vida. Foi junto destas pessoas que descobri a verdadeira alma humana desprovida de segundas intenções, onde as pessoas fazem o bem só porque sim. Estenderam-me as mãos, os braços e os abraços, fazendo com que nos momentos mais solitários o meu coração ainda batesse de emoção. Gente genuína, sincera, divertida, juntos à conversa as tardes viravam noites e as noites (apesar de eu ficar sempre com sono a partir das 23:00) viravam muitas vezes serões.
A segunda vez que fiz esta sopa foi num dia 2 de Janeiro, após as celebrações do ano novo, das devidas reposições de sono, fazia frio, muito frio e chovia a potes. Desafiei umas quantas pessoas para fazer uma maratona de filmes e para comer uma sopa quentinha. Não me lembro dos filmes, só me lembro de uma sensação, de começar a anoitecer e de olhar em volta e perceber que era mais um novo ano a começar, e que se durante esse ano aquela sensação de conforto e de paz que sentia, se mantivesse eu não precisaria de mais nada.
Espero que esta receita vos crie tantos momentos de conforto quanto a mim.
Receita:
- Abóbora (400gr)
- batata (3 médias)
- cebola (1 grande)
- alho (2 dentes)
- cebolinho
- pimenta cayenne
- azeite
- sal q.b
- sumo de 1 laranja
Cortar a abobóra, as batatas, a cebola e o alho às fatias finas e colocar a refogar em lume brando com fio de azeite e sal (tapar a panela). Mexer a cada 3 minutos (mais coisa menos coisa) e acrescentar um pouco de água caso esteja a pegar ao fundo, deixar refogar durante 10 minutos e acrescentar água de forma a cobrir os legumes. Depois de cozidos passar a sopa até ficar um creme uniforme. Adicionar o sumo de uma laranja e servir com cebolinho cortado e pimenta cayenne.
Abraço
Raquel Santos
Que partilha boa 😃
GostarLiked by 1 person
Verdade!
GostarGostar
Ou 1 cozinha como a do Palácio da Pena ❤
GostarLiked by 1 person
Ahah bom olho!!
GostarGostar