Na foto sou eu, com notória satisfação a degustar a melhor mousse de chocolate do mundo, a da minha mãe.
Na minha casa não era habitual haver doces, sempre tivemos muito cuidado com a alimentação, mesmo na época em que era comum comer cereais cheios de açúcar ao pequeno-almoço, existiam alternativas lá em casa.
Então os doces eram a excepção à regra e só em dias de festa. Neste dia, da foto, era dia de festa, íamos receber a visita do meu tio que estava emigrado na Austrália, já há algum tempo e era a primeira vez que nos íamos ver. O meu tio era um homem brincalhão, alentejano e um contador de histórias. Nesse jantar o seu apurado sentido de humor e traquinice estiveram presentes e quando a mousse veio para a mesa, incentivou-me a lambuzar-me com a mesma e a fazer dela um creme facial e corporal.
Este episódio repetiu-se anos mais tarde com o meu irmão, que ainda foi mais afoito, no fim da brincadeira tivemos todos de ir tomar banho. Dele não há foto, como é filho dos anos 90, o que era mesmo giro nessa altura era filmar. Aliás o meu tio trouxe nessa viagem a primeira câmara de filmar da nossa família e desconfio que as honras da mesma foram feitas pelo meu irmão com esse espectáculo da mousse.
Hoje já adultos recordamos muitas vezes este momento e pedimos à minha mãe para fazer a mousse que só ela sabe fazer.
Receita de mousse de Chocolate da Mãe:
Ingredientes:
- 1 tablete de chocolate de culinária
- 2 colheres de sopa de margarina
- 6 ovos
- 1 colher de café de café solúvel
- 2 colheres de sopa de açúcar (só se o chocolate for amargo – mais de 80% de cacau)
Derreter o chocolate com a margarina em banho-maria. Depois adicionar as gemas, o café e o açúcar (se for o caso). Bater as claras em castelo e misturar lentamente ao preparado anterior. Levar ao frigorífico pelo menos por 4 horas (esta parte pode ser treta, podia ser só para nos manter afastados da mousse durante essas horas)
Hoje em dia também fazemos a versão saudável
- 3 colheres de sopa de cacau cru em pó
- 2 abacates
- 4 tâmaras
- 1 colher de sopa de mel
Bater tudo no liquidificador e já está!
Abraço
Raquel Santos