Desistir ou insistir?

   

Written by:

Fiquei num impasse, este era o momento de insistir ou de desistir?

Julgo que todos já nos sentimos assim, sem saber se já fizemos tudo o que estava ao nosso alcance ou se ainda dá para tentarmos mais um pouco.

Ficamos presos a expectativas, ideias, convicções que tínhamos sobre aquele projecto, aquele trabalho, aquela relação. O nosso ego não quer admitir que algo falhou, enquanto que o nosso super-ego nos acautela e nos prepara para o fim.

O facto curioso é que o nosso cérebro armazena as experiências recentes de sucesso e de fracasso. No entanto quando se trata de algo bem sucedido, há uma melhoria no processamento neuronal no desempenho da próxima tarefa. Nesse momento há uma libertação de dopamina, que activa a sensação de prazer e envia sinais para que a acção na qual tivemos sucesso venha a ser repetida.

Talvez por isso a tendência seja desistir quando começamos a ser mal sucedidos em algo.

No entanto, costumo dizer que insistir só por casmurrice também não é produtivo. Sábios os mais velhos que nos diziam que o caminho do meio é sempre o melhor.

É preciso desenvolver a consciência do que é equilíbrio. Lutar pelo que queremos, correr atrás de objectivos, superar obstáculos. Sem nos perdermos de nós próprios, sem entrar em relações tóxicas, sem permitirmos que abusem da nossa vontade, sem ceder a pressões, sem nos prejudicarmos, sem colocar a nossa saúde em causa.

Não existem fórmulas mágicas que nos façam predizer que chegou o momento de desistir.

Gosto de pensar que no fundo, se ficarmos em silêncio, alheios das opiniões do outros, seguindo o nosso instinto, a nossa verdade, chegaremos facilmente à conclusão se é para desistir ou para insistir.

Há uma pergunta que ajuda:

– No fim valerá a pena?

(Não vale responder com a frase do poeta)

Abraço

Raquel Santos

Psicóloga | Consultora

54bad417f10cb87a776837d04743c395--gag-inspirational-thoughts

Respostas de 3 a “Desistir ou insistir?”

  1. Avatar de Lu Amorim
    Lu Amorim

    ๑•ิ.•ั๑ Que gostoso esse teu texto, precioso do inicio ao fim.
    Para mim, há grande diferença entre insistir e não desistir. Insistir é tentar, teimando. Não desistir é tentar, mudando. Não desisto, insisto, persisto, mas nem sempre conquisto. Luto pelo o que julgo valer a pena e o resultado é consequência do meu merecimento. ◕‿-。
    Boa semana para ti, adorável pecadora! Que os sorrisos surjam sem aviso e os sonhos se realizem nos próximos sete dias.
    Beijo de chocolate e muito mais luz, muita luz!! ღ⁀⋱‿★✴

    Liked by 1 person

    1. Avatar de ohfoisemquerer
      ohfoisemquerer

      Lu que comentário tão bom de se ler! É assim mesmo, lutar e insistir só no que vale a pena. Um beijo gigante!

      Liked by 1 person

  2. Avatar de curador76
    curador76

    Guauuu que paradoja insistir o desistir hay una gran diferencia esta en cada uno decidir segun el momento yo soy de insistir y luchar por lo que amo y quiero.
    Hermoso texto saludos desde Uruguay

    Liked by 1 person

Deixe um comentário