Para contar esta história tenho de recuar ao ano de 2009 e enquadrar-vos no cenário.
Estava no 4º ano da faculdade, estávamos em março, as manhãs eram frias e as tardes quentes. O meu irmão estava internado há quase dois meses a recuperar de uma cirurgia que mudou a vida dele e a de todos nós. Dedicava-me ao estudo e ao horário de visitas do hospital. Pelo meio, tinha um grupo de amigas maravilhoso e aproveitávamos todas as oportunidades para nos divertirmos. Foi numa dessas oportunidades que rumamos a Óbidos, na carrinha da C que tinha virado uma espécie de refugio (foram inúmeras as vezes que aquela carrinha parou em frente ao tejo, com quatro miúdas a estudar, a rir, a desabafar). Decorria o festival do chocolate e nesse dia comemos até nos enjoarmos. Ficamos a dormir em casa da C. e conhecemos os seus irmãos fantásticos. E foi nesse momento que surgiu a receita. Eu já era vegetariana e decidimos que o jantar ia ser feito por mim, até aqui tudo bem, o pior seria convencer os miúdos a comerem. Então quando os chamamos para a mesa dissemos apenas que era bolonhesa, eles comeram e gostaram!
Há sensação mais reconfortante do que partilhar uma refeição com pessoas que nos são querida? Trago estes dias de partilha no meu coração e memória!
Ingredientes:
1 Courgette grande
2 cenouras
1 cebolas
3 dentes de alho
2 folhas de louro
4 tomates
esparquete
natas
queijo parmesão
oregãos
azeite
pimenta preta
sal
Preparação:
Num tacho colocar a cebola e o alho picados, juntamente com o louro, regar com azeite e refogar até a cebola ficar transparente. Colocar o tomate cortado aos cubos pequenos, tapar e deixar o tomate cozinhar até ficar desfeito.
Triture a courgette e a cenoura o mais pequeno possível. Passe o tomate até ficar em molho e em seguida adicione a courgette e a cenoura trituradas. Tape e deixe cozinhar lentamente, tempere com sal e pimenta preta a gosto. Num outro tacho comece a cozinhar o esparguete (experimentem as alternativas ao esparguete de trigo, gosto muito do de quinoa).
Quando o cenoura e a courgette já estiverem cozinhadas, adicione as natas.
Depois é só servir o esparguete, colocar a “bolonhesa” por cima e acrescentar o parmesão ralado e os oregãos.
Bom apetite!
Abraço