O medo faz parte das emoções primárias, ou seja, existe em nós de forma inata, desde o nascimento.
Como todas as emoções, o medo é necessário, o seu papel é fundamental. O medo serve para nos colocar em alerta face a um perigo, ajuda-nos a manter em segurança, garante a nossa sobrevivência. Por exemplo, face a um precipício, o medo de cair faz-nos recuar.
No entanto, apesar de necessário, a sensação que nos provoca é desagradável. Sabendo que vivemos em busca do prazer e a evitar a dor, é natural que de forma inconsciente, para garantir que nos sentimos bem, evitemos as situações que nos provocam medo.
Por um lado isso protege-nos, mas se a única estratégia que desenvolvemos para lidar com o medo é evitar as situações que provocam essa emoção, a longo prazo permitirmos que o medo nos paralise. Por outro lado, quando evitamos situações nunca sabemos que surpresas agradáveis podiam surgir das mesmas.
Então como vamos fazer com que o medo seja nosso aliado?
Primeiro, permitir que o medo se manifeste, não é útil evitar emoções. Depois perceber o impacto da situação que nos amedronta. Em seguida, perceber como agir face a essa emoção, não enfrentar (porque coloca a minha segurança em risco) ou enfrentar (porque ao ultrapassa-lo conquisto aquilo que quero).
Ao decidir enfrentá-lo, o medo deve ser usado como aliado. Ter medo serve para preparar melhor para o que fazer, que acções devem ser implementadas, pensar em todas as hipóteses, criar alternativas.
Depois de ultrapassar o medo, a sensação de superação aumenta o grau de confiança em nós próprios, a auto-estima expande-se e ficamos mais aptos a superar outros medos.
Deixo-vos uma música que gosto muito e que diz: It’s only fear that keeps you locked in here.
Superem-se!
Abraço
Raquel Ferreira Santos, Psicóloga & Consultora
Sempre em processo de aprendizagem com os textos que partilhas minha querida ! O dom de tocar em lugares recônditos do nosso ser para que possamos evoluir … Obrigada parabéns. Um beijo enorme cheio de carinho.
GostarLiked by 1 person
Aprender sempre. Partilhar sempre. Beijinhos
GostarGostar