A primeira vez que bebi chai, foi a seguir a uma aula de yoga. Lembro-me da explosão de sabores que ocorreu, como se fosse transportada para uma cultura desconhecida, como se sentisse no ar os aromas diferentes a canela, gengibre e uns tantos indecifráveis. Quando me tornei instrutora, em todas as escolas onde estive, de manhã era preparado o chai para que à saída das aulas, entre uma conversa e um abraço as alunos bebericassem esta bebida.
Preparar o chai era uma espécie de ritual que me tranquilizava ao mesmo tempo que me fazia sentir viva, sobretudo nos dias de chuva. O cheiro do gengibre acabado de ralar, do cardamomo esmagado, da canela a ferver na água, faziam-me sempre recuar ao dia em que senti aqueles cheiros e sabores pela primeira vez, faziam-me sempre recuar aos meus doces dezoito anos.
Trago-vos esta receita para que possa aquecer os vossos corações.
Ingredientes
250ml água
250ml leite (ou bebida de arroz/aveia/amêndoa)
1 pau canela
3 sementes de cardamomo
2 colheres de sopa de gengibre ralado.
Chá preto (1 saqueta/1 colher de sopa)
Rale o gengibre, coloque o cardamono num almofariz e esmague um pouco para soltar as sementes pretas que estão no interior
Leve a água, a canela, o gengibre e as sementes de cardamomo (sementes e casca) e deixe ferver. Depois adicione o leite deixe ferver novamente, desligue o lume e adicione o chá preto. Deixe o chá pousar durante 3 minutos e em seguida escorra num passador para ficar apenas com o líquido. Há pessoas que adicionam açúcar, se assim for adicione logo no momento que coloca a água a ferver. É uma bebida extremamente energética, no meu caso não a posso tomar à noite, espanta-me o sono!
Bom chai!!
Aquece o coração e aviva memórias!
GostarLiked by 1 person
Verdade!!! Beijinho
GostarGostar
um amigo da India me mandou UM saquinho no envelope de carta! hhh amo chás….
GostarLiked by 1 person