LEAVE THEM KIDS ALONE
Leram a frase já a cantar certo? Não há ninguém que não se reveja nesta música, seja por razões ideológicas, revolucionárias, sonhadoras, utópicas ou pela sensação de empoderamento que nos dá.
Andamos tão preocupados em educar as crianças que nos esquecemos de um princípio fundamental: deixá-las simplesmente ser crianças.
Ontem estava a falar sobre o meu trabalho e disse que quando mais crianças conheço mais fascinada fico com as capacidades que têm. Seja a nível de estruturação do pensamento, da criatividade, da bondade e compreensão para com os adultos, mas principalmente pela genuinidade e espontaneidade do que fazem e por viverem em verdade.
Mas nós adultos, na melhor das intenções, acabamos por as sufocar. Por vezes com protecção excessiva, não as deixando experimentar e errar para aprenderem e crescerem. Outras vezes achamos-nos donos da verdade e não ouvimos as suas opiniões. Queremos controlar o que e como aprendem, não respeitando interesses e ritmos individuais. Apelidamos de mau comportamento, coisas que são tão naturais e esperadas numa criança.
Por isso peço-vos, sempre que for seguro, deixem as crianças em paz!
Vou tentar, Raquel Santos.
Nas interrupções escolares é muito bom estar sem alunos… e graúdos, sou franca, mas vou tentar.
Tenho uma dúvida. Até que idade é-se criança?
GostarLiked by 1 person
Sermos deixados em paz é sempre bom. Acho que com maturidade podemos ser crianças até sempre.
GostarGostar
Reflexão muito bacana…contudo, numa sala de aula com 35, até 40 crianças (quase sempre, somos nós os professores que imploramos) crianças nos deixem em paz..kkkk
GostarLiked by 2 people
Ahahahah adorei. Acho que nesse caso é mútuo as crianças querem ser deixadas em paz e os professores também. Na verdade nem é bem isso, o que ambos querem é ser respeitados. E numa sala com tanta gente é muito difícil respeitar ritmos, interesses, personalidades de cada um. Mudar o sistema de educação é urgente.
GostarLiked by 1 person
Aqui no Brasil já é emergencial….
GostarGostar
Mas na relação de pais e filhos, os adultos também são “seres em formação”. Não existem manuais falando sobre a melhor forma de educar uma criança. E para cada criança, procuramos desenvolver uma forma de educar apropriada a ela. Não é fácil.
GostarLiked by 1 person
Certo. Por isso é que digo que o que fazemos “é na melhor das intenções”.
GostarLiked by 1 person
No tempo da infância é que os fundamentos mais importantes são fixados na mente da pessoa, mas nos fundamentos mais gerais de como ser humano. Talvez, deixá-las sendo sinples doces crianças as ajude a não contrair traumas causado por imposições ideológicas.
GostarLiked by 1 person
100% de acordo Raul
GostarGostar
Deixem as crianças em paz! Tem sido meu lema ! Acho que viveríamos num mundo bem melhor se as crianças não sofressem tanta intervenção dos adulto!
Amei! Vem conhecer nosso blog também! Tenho certeza que vai gostar!
GostarLiked by 1 person