Cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar da saúde física. Acredito que a prevenção é fundamental, por isso mesmo deixo uma lista de 10 hábitos que contribuem para uma boa saúde mental.
1. Exercício físico
Mente sã em corpo são.Enquanto faz exercício físico liberta hormonas que o fazem sentir-se bem. Muitas pessoas não gostam de praticar exercício, mas fazem-no pela sensação de bem-estar que isso lhes provoca. Além disso melhora a capacidade de foco, concentração e diminui o stress.
2. Hábitos de sono
Procure fazer algo que o relaxe antes de se deitar. Cerca de 40 minutos antes de dormir não veja tv, nem esteja no telemóvel/tablet, a luz emitida por estes aparelhos impacta na produção de melatonina, hormona responsável pela indução do sono. Durma 8 horas.
3. Alimentação
Tenha uma alimentação equilibrada de acordo com as suas necessidades e invista em alimentos ricos em ômega3.
4. Respiração, Relaxamento e Meditação
Já todos ouvimos a célebre frase “respira fundo”. A verdade é que é um conselho sábio. A respiração profunda ativa o sistema parassimpático, responsável por normalizar o organismo após uma experiência emocional intensa. A respiração nasal tem impacto numa área do cérebro responsável pela regulação emocional. Para diminuir o nível de stress, experimente fazer o relaxamento progressivo de Jacobson. A meditação atua em áreas especificas do cérebro relacionadas com a regulação emocional, concentração e tomada de decisão.
5. Pensamento como aliado
Vigie os seus pensamentos. Fomente o pensamento construtivo sobre si e tenha um diálogo interno produtivo. Não faça o processo de overthinking, vai esgotar a sua energia em cenários irrealistas e que só lhe trazem ansiedade. Quando lhe parecer difícil lidar com o pensamento repetitivo sobre a mesma situação, faça uma atividade mais física ou direccione o pensamento para outra atividade mental (ler, estudar, desenhar).
6. Rodeie-se de pessoas que acrescentam valor à sua vida
Quando em consultas peço às pessoas para fazerem uma lista de situações que lhes causam ansiedade, da maior para a menor situação, em 90% dos casos identificam em primeiro lugar, alguém que lhes é próximo. É importante estar rodeado de pessoas que o façam sentir bem, que o apoiem, que o animem, com quem possa conversar sobre o que acontece e sobre o que sente, sem julgamento.
7. Aprenda algo novo todos os dias
Ao aprender algo novo todos os dias, mantem o cérebro ativo. É importante dar novos desafios diários à mente, para que possa construir novas conexões. A ausência de dificuldade, de desafio e de novidade “desliga” o cérebro.
8. Aceite as suas emoções
Todas as emoções são válidas e necessárias. Não há mal nenhum sentir medo, raiva, tristeza. As emoções existem para que possa lidar com o que acontece. Não reprima as suas emoções. Procure expressá-las, escreva sobre o que sente, converse com alguém. Para lidarmos com o que sentimos, precisamos de perceber o que sentimos. Use as suas emoções de forma inteligente, nunca seja impulsivo quando está num estado emocional intenso. Espere pelo melhor momento para expressar o que sente.
9. Perdoe
Perdoar não significa esquecer, nem relativizar, nem ignorar, nem aceitar o comportamento errado do outro. Perdoar é não alimentar a mágoa, é não ser refém do que aconteceu, perdoar é libertar-se do peso que o rancor coloca nas nossas costas. “Pode tirar-se tudo de um homem excepto uma coisa: a última das liberdades humanas – escolher a própria atitude em qualquer circunstância, escolher o próprio caminho.” Victor Frankl in O Homem em Busca de um Sentido.
10. Cuide de si
Priorize o seu tempo, coloque limites e saiba dizer não. Tire um momento do dia em que está sozinho. Cozinhe para si. Faça algo espontâneo.
Adorei estas sugestões pois vieram no momento certo mesmo ! Obrigada Raquel 🙌
GostarGostar